A Escola Mata a Criatividade!

A Escola Mata a Criatividade!

Porque é que Ken Robinson diz que as escolas matam a criatividade?

O ensino minou a nossa mente de capacidades que no futuro não nos vão servir e é importante repensar os princípios com os quais educamos as crianças, pois as crianças são o futuro do amanhã.
Ken Robinson

A maioria dos talentos de uma criança perdem-se ao longo do percurso escolar. Este facto está relacionado com a falta de estímulo e criatividade aplicado aos métodos de ensino.

O ensino está construído de forma a penalizar os erros e a mostrar que errar é a pior “coisa” que pode acontecer no percurso do estudante. Este tipo de ideologia leva as crianças a ganharem medo de arriscar e quando chegam ao fim do percurso escolar poucas são aqueles que procuram empreender.

Todos os sistemas de ensino em qualquer parte do mundo funcionam com a mesma hierarquia. No topo estão as matemáticas e as ciências, depois as humanidades e as artes. Ou seja, as crianças são afastadas das coisas que gostam de fazer na escola com o argumento de que nunca vão conseguir ter um emprego a fazer “aquilo”.

Estamos a educar as crianças a seguirem padrões, a não serem criativas e a não empreenderem. É este modelo de educação que vais querer para os teus filhos?

Abraço e pensa nisso 😉

Deixa o teu comentário!

comentários