A Parábola da Corrida dos Ratinhos

A Parábola da Corrida dos Ratinhos

Certo dia a Aldeia do Ratos decidiu organizar uma maratona.

No dia da corrida toda a comunidade se juntou à volta do percurso para incentivar os participantes. Mas quando a corrida começou ninguém acreditava que aqueles ratos tão pequenos, magros e sem preparação iriam conseguir alcançar a meta.

Ao longo da corrida iam surgindo alguns comentários:

– É muito difícil! Nunca vão conseguir!

Alguns dos ratos começaram a dar ouvidos ao público e desistiram logo à 1ª volta, mas muitos continuaram, ao mesmo tempo que os comentários do público não paravam:

– É melhor desistir! Não vale a pena continuar!

Mais de metade dos ratos já tinha desistido à 10ª volta e os comentários desmotivadores do público continuavam:

– É muito difícil! Vocês não são capazes!

À 55ª volta já só sobravam 10 ratos que começaram a comentar entre si:

– Não acham melhor desistir? Nós não vamos conseguir. É melhor aproveitar e parar agora!

Um por um, foram desistindo e incentivando os colegas a desistir também, mas mesmo assim 2 dos ratos continuavam a correr.

– É melhor parar não achas? Nós não vamos conseguir. Desistimos agora os dois. Não vale a pena continuar mais!

Mas um dos ratinhos não “fazia caso” e continuava a sua luta, mesmo com o público e os colegas a incentivarem para parar e desistir.

Por fim, esse ratinho com toda a sua coragem e determinação chegou ao fim da prova. Naturalmente ficaram todos surpreendidos e ansiosos por saber como é que o ratinho tinha conseguido vencer a corrida.

Perguntaram ao ratinho vencedor qual era o seu segredo para ter conseguido vencer e ele explicou gestualmente que não percebia a pergunta porque era surdo.

Autor Desconhecido

Não deves dar ouvidos a pessoas pessimistas e negativas que tentam arrastar-te para junto delas. Acredita em ti próprio e com coragem ou sem coragem vai em frente para superar os teus próprios limites. Aquilo que tu achas que é o teu limite não é o teu limite, por isso luta sempre até ao fim!

Abraço e um ótimo dia para ti 😉

Deixa o teu comentário!

comentários