A Vida é um Frasco com coisas dentro!

A Vida é um Frasco com coisas dentro!

Um professor de filosofia decidiu fazer um exercício com a sua turma. Entrou na sala de aula com um grande saco preto de onde tirou um frasco vazio.

O professor sentou-se a olhar para os alunos, fez silêncio, começou a encher o frasco com bolas de golfe e a seguir perguntou aos estudantes:

– Malta, o frasco está cheio?

Todos responderam que sim.

De seguida, o professor abriu uma caixa de clips e despejou-a dentro do frasco. Os clips preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe e o professor voltou a perguntar:

– O frasco está cheio?

Todos os alunos responderam que sim.

Posto isto, o professor agarrou numa caixa de areia e despejou-a para dentro do frasco. Obviamente que a areia preencheu os espaços vazios entre as bolas de golfe e os clips e o professor voltou a perguntar:

– O que acham agora? O frasco está cheio?

Todos os alunos rapidamente responderam que sim.

Em seguida, o professor abriu uma garrafa e adicionou água ao frasco até ficar raso, preenchendo todos os espaços vazios entre as bolas de golfe, os clips e a areia. Os alunos começaram a sorrir e o professor disse:

– Este frasco simboliza a vida! As bolas de golfe simbolizam as coisas mais importantes que temos na vida, a família, os amigos, a saúde, a alegria e as coisas que nos apaixonam, ou seja, são as coisas que mesmo que perdêssemos tudo a nossa vida ainda continuava cheia.

Olhou para o frasco, sorriu para os alunos e acrescentou:

– Os clips são as outras coisas importantes que temos na vida, como a casa, o dinheiro, as viagens, entre muitas outras coisas. A areia é tudo o resto, ou seja, as pequenas coisas que temos na vida.

Num tom mais sério, o professor olhou para os alunos e continuou:

– Agora reparem, se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os clips, nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece na vida. Se investirmos todo o nosso tempo e energia apenas nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para colocar as coisas que realmente importam. Devemos estabelecer as nossas prioridades e objetivos e o resto é só areia.

Um dos alunos, curioso, levantou o braço e perguntou:

– Então e o que representa a água?

O professor sorriu e disse:

– Ainda bem que fazes essa pergunta! A água foi só para vos mostrar que por mais ocupada que seja a nossa vida, há sempre lugar para tomar um copo com aqueles que realmente importam para nós.

Autor Desconhecido

Cabe-te a ti decidir que coisas pões ou deixas por no teu frasco para satisfazer as tuas necessidades como ser humano, mas nunca te deves esquecer que…

 …no mundo também existem outros frascos;
 …o teu frasco deve permanecer sempre aberto;
 …tu tens o poder de tirar, acrescentar ou renovar o que se encontra dentro do teu frasco.

A vida é assim, um frasco com coisas dentro!

Abraço e tem um dia fantástico 😉

Deixa o teu comentário!

comentários