Tu podes suportar qualquer dor!

Tu podes suportar qualquer dor!

A dor é um processo de aprendizagem que recebemos durante toda a vida e nos leva a ter medo de errar, fracassar, arriscar e tentar e inevitavelmente nos leva a ter medo de ser magoados física e psicologicamente.

E porque é que temos medo da dor?

O que aprendemos enquanto crianças é que nos devemos afastar da dor. Vou supor que enquanto criança tocaste com o dedo na fogueira, muito provavelmente queimaste o dedo e hoje sabes que se tocares com o dedo na fogueira vais sentir dor. Tudo certo e não há nada de errado com isso. O problema começa quando nos instigam a ter medo de tudo…

“Não vás por aí, porque podes cair.”
“Ali está escuro e vem lá o papão.”
“Não podes fazer isso, porque te vais aleijar.”

A maior parte dos nossos medos vêm de dores que não aprendemos a ter. Na realidade passámos a ter medo de coisas que não existem, passámos a ter medo de coisas que não sabemos se provocam dor e até passámos a ter medo da dor dos outros. Temos medo (ponto)!

Em cada dor há uma lição que podes aprender. Às vezes a lição é aprender a evitar os erros, outros vezes a lição é aprender a aceitar a dor. Às vezes a lição é aprender que há dores que têm de ser suportadas e valorizadas para vencer os desafios que enfrentas. E a última lição a aprender é que não precisas de ter medo de determinadas dores, porque afinal de contas elas não existem.

A minha sugestão é que aprendas o que tens a aprender e te livres da dor. Deixa de lado as dores do passado e segue em frente. Tu és única pessoa que alimenta e mantém vivas as dores que existem dentro de ti mesmo.

Lembra-te, tu podes suportar qualquer dor, porque tu és um venceDOR!

Um abraço e tem um dia fantástico 😉

Deixa o teu comentário!

comentários