Vence a Insegurança!

Vence a Insegurança!

A insegurança é um sentimento de nervosismo ou constrangimento que surge quando sentes que tens pela frente um desafio que ainda não experimentaste ou para o qual não te sentes preparado para superar. Este paradigma condiciona a tua realização pessoal e profissional.

Hoje trago-te algumas dicas que podem ajudar-te a ultrapassar a insegurança dos momentos mais desafiantes.

• Define em que situações te sentes inseguro. A insegurança só aparece na tua vida em situações especiais que não acontecem a todo e qualquer momento. Definir em que situações ou momentos surgem as tuas inseguranças vai ajudar-te a vencer os desafios.

• Identifica os teus pontos fortes. Não foques o teu pensamento apenas no teus pontos fracos ou nas tuas dificuldades. Deixa de lado as tuas fraqueza, pensa no que és capaz de fazer bem, nas tuas vitórias e conquistas (mesmo as mais pequenas) e reconhece o que existe de bom em ti. Assim, vais ganhar mais confiança em ti próprio.

• Esquece o que os outros pensam. Na maior partes das vezes que sentes insegurança em público só tu dás conta, mas ninguém repara a não seres tu mesmo. Por isso, foca-te no teu desafio e não em esconder as tuas inseguranças. Liberta-te.

• Faz perguntas. Grande parte dos momentos de insegurança aparecem quando não se sabe o que dizer ou fazer. Uma das formas de vencer este constrangimento é fazer perguntas à outra parte. Ao utilizares as perguntas, como forma de sair do teu momento de insegurança, a atenção da conversa passa para a outra parte o que te dará uma maior tranquilidade e segurança para pensar no próximo passo.

• Tem um ponto de referência. Define quem é para ti a pessoa que melhor comunica ou que melhor se desembaraça em público. Treina contigo próprio o que essa pessoa faria ou como reagiria em determinada situação em que tu sentes insegurança.

• Dá o primeiro passo. Tem coragem e vá em frente. O primeiro passo numa situação de insegurança é o mais difícil de dar, mas no fim de entrares em ação vais sentir que grande parte dos teus medos foram deixados para trás e o momento que era difícil passa a ser muito mais fácil.

A fórmula para controlares e superares a insegurança é uma mistura de consciencialização, força de vontade, treino e alguns pozinhos de coragem à mistura. Não te protejas de ti mesmo, enfrenta as tuas inseguranças com firmeza!

Abraço e tem um dia fantástico!

Deixa o teu comentário!

comentários